Blog Lentes Vintage

✎ Diferença entre adaptadores com e sem flange

Esta publicação será bem útil para quem quer comprar um adaptador M42 sem correr o risco de errar na compra. Os adaptadores M42 são fabricados em duas versões, uma COM flange e outra SEM flange, e nem sempre os vendedores deixam claro qual tipo está sendo vendido. Eu mesmo já comprei adaptadores M42 com flange e recebi adaptadores sem flange, pois não percebi que o vendedor apresentava fotografias dos dois tipos em seu anúncio sem especificar qual deles seria enviado.

Bem, primeiro vamos esclarecer que FLANGE é um termo de engenharia mecânica que significa "aba em forma de coroa, localizada na ponta de cano ou conexão, para se juntar a outra extremidade similar, ger. por meio de parafuso, com vedante interposto".

Em fotografia, a função do flange é de manter o pino de seleção de abertura automática do diafragma travado na posição de uso.

Assim explicado, vou mostrar a você onde está localizado o flange nos adaptadores M42. Na foto abaixo mostro dois adaptadores lado a lado para que você perceba a sutil diferença entre eles. 

O adaptador M42 da esquerda NÃO TEM flange e o da direita TEM flange, que na foto está indicada por essa discreta seta amarela. Para ilustrar melhor, veja a seguir uma foto de duas objetivas iguais montadas com adaptadores M42 sem flange e com flange.

A seta amarela mostra a situação do pino de travamento do diafragma, que no caso do adaptador sem flange fica levantado, deixando inoperante o anel seletor de abertura da objetiva. Na objetiva da direita o mesmo pino está coberto e travado pelo flange do adaptador, permitindo que o anel de seleção da abertura do diafragma opere normalmente.

Isso acontece porque esse pino era pressionado pela câmera quando o fotógrafo acionava o botão de disparo, fazendo com que a objetiva fechasse o diafragma na abertura selecionada, voltando depois à posição de abertura máxima para facilitar o foco da fotografia seguinte.

Caso sua objetiva tenha um seletor lateral com as letras “A” e “M” (automático e manual) como mostra a foto abaixo, então você deverá colocá-lo no modo “M” para usar um adaptador M42 sem flange, lembrando que o pino de seleção deve ficar permanentemente recolhido para não colidir com o espelho de sua câmera. Caso você utilize um adaptador com flange nesse tipo de objetiva, então não importará em qual posição o seletor lateral esteja, pois ela sempre funcionará no modo manual. Na foto a seguir, note que ao selecionar a posição “M” o pino é recolhido, pois o seletor força o diafragma a funcionar em modo manual. Mas tenha cuidado, pois esse pino poderá se projetar para fora por força da gravidade quando a objetiva for virada em posição contrária, podendo ficar no caminho do espelho de sua câmera dependendo da posição em que terminar o curso da rosca do adaptador M42. 

É oportuno esclarecer que os adaptadores M39 são sempre fabricados SEM o flange, pois as objetivas daquela época ainda não utilizavam o sistema de travamento automático do diafragma.