Encaixes de baioneta

Os encaixes de baioneta ainda são utilizados nas objetivas digitais, pois são práticos, seguros e precisos. Geralmente têm três ou quatro abas de montagem rápida na borda da lente, que se encaixam no flange da câmera com um curto movimento de rotação. Isso garante um encaixe muito rápido, preciso e firme após o travamento, garantindo grande facilidade de uso.

Encaixe de baioneta

Entre os tipos mais conhecidos desse tipo de encaixe, podem ser destacados:


C/Y : Designação do encaixe desenvolvido exclusivamente para as câmeras SLR 35mm das marcas Contax e Yashica. Foi usado pela primeira vez em 1975 nas câmeras Contax RTS e Yashica FX-1, fruto de um acordo entre a Carl Zeiss AG  (Alemanha Ocidental) e a Yashica Company, Ltd (Japão).


BM ou Icarex : Foi criado na Alemanha Ocidental pela Zeiss Ikon por volta de 1969, a partir de projeto que vinha sendo desenvolvido pela Voigtländer antes de sua fusão com a Zeiss Ikon em 1966. O encaixe BM, abreviação de Bayonet Mount, foi utilizado na linha de câmeras SLR Icarex 35, que posteriormente também utilizou uma versão de encaixe com rosca M42 denominada Icarex 35 TM.


EF : É o encaixe usado nas câmeras Canon EOS desde 1987. Seu nome vem de “electro-focus” indicando que eram lentes com capacidade de foco automático. Foi projetado para suceder o encaixe FD, que foi utilizado pela última vez em 1990 na câmera Canon T60.


EXA : Designação do encaixe EXAKTA, que é o mais antigo dos encaixes utilizados em câmeras 35mm. Foi usado pela primeira vez em 1936 na Kine Exakta, a primeira câmera SLR 35mm do mundo, e continuou sendo usado nas câmeras Exakta até 1977.


Leica R : Encaixe desenvolvido em 1964 exclusivamente para as câmeras Leica da série R, que continuou a ser utilizado até 2009. Apesar de ter sido desenvolvido a partir dos encaixes usados nas câmeras Leicaflex, suas lentes não são compatíveis com essas câmeras.


Nikon F : Encaixe desenvolvido em 1959 exclusivamente para câmeras Nikon F. Sofreu diversas adaptações e mudanças ao longo do tempo, até se transformar no encaixe atualmente usado nas câmeras Nikon DSLR 35mm.


OM : Encaixe desenvolvido em 1977 exclusivamente para câmeras Olympus SLR 35mm. Sofreu adaptações ao longo do tempo, sendo utilizado em todas as bem afamadas lentes Zuiko. Foi descontinuado em 1997.


PB : Designação do encaixe Praktica B, que foi utilizado pela primeira vez em 1978 em câmeras SLR 35mm do mesmo nome produzidas pela Pentacon em Dresden, na Alemanha Ociental. Foi também utilizado em outras grandes marcas como Carl Zeiss, Meyer, Beroflex e Prakticar.


PK : Designação do encaixe Pentax K, um formato criado em 1975 pela Asahi Optical para uso exclusivo nas câmeras Pentax SLR 35mm. Teve diversas versões ao longo do tempo e ainda é a base dos encaixes das câmeras DSLR Pentax atuais.


QBM : A designação QBM vem da abreviatura de Quick Bayonet Mount. Foi um tipo de encaixe utilizado nas câmeras Rolleiflex SLR 35mm e Voigtländer ambas produzidas pela Rollei. Outros fabricantes de lentes que utilizaram esse tipo de encaixe foram Carl Zeiss e Schneider quando produziram objetivas para as câmeras das marcas Rolleiflex e Voigtländer.


SR, MC e MD : São designações dos encaixes utilizados nas câmeras Minolta ao longo dos anos. O SR foi primeiro encaixe de baioneta usado entre 1958 e 1966 nas objetivas Rokkor e  Auto Rokkor. A partir de 1966 o encaixe SR recebeu inovações e passou a chamar-se MC (Meter coupling), sendo padrão para as objetivas MC-Rokkor. Entre 1977 e 2001 a Minolta realizou mais aperfeiçoamentos e o encaixe passou a chamar-se MD, padrão nas objetivas MD Rokkor.