Uma dica para uma lubrificação adequada de sua objetiva

Muita gente tem me perguntado sobre o que uso para lubrificar lentes cujo anel de foco se apresenta endurecido ou com rolagem difícil. Inicialmente você poderá pensar que é uma bobagem escrever sobre isso, afinal um pouco de óleo ou graxa comuns devem resolver isso muito rápido. Infelizmente não é tão simples assim.

A aplicação de graxa comum ou mesmo de óleo de qualquer natureza, até mesmo aquele óleo Singer que você encontra no supermercado e que é bom para tudo, podem ser soluções péssimas para sua objetiva. Esses produtos costumam ter eficiência limitada, ressecando e agregando poeira ao longo do tempo, mas o pior de tudo é que eles em geral têm ponto de fusão baixo para uso em um país de clima tropical como o nosso, onde com frequência uma objetiva pode ficar exposta a temperaturas internas que podem chegar a 45 graus. Quando o calor é muito intenso, há grande possibilidade desses lubrificantes caseiros se liquefazerem, provocando infiltrações internas, e também expelirem gases que poderão ficar agregados nas lentes da objetiva junto com a poeira, causando a “névoa” ou “haze”.

Eu costumo usar a graxa Helimax-XP, que torna a lubrificação eficaz por muito tempo, desde que aplicada nos helicoides após uma limpeza adequada, com a remoção de todos os resíduos de graxa e sujeira dos sulcos das roscas de ambos os lados. Essa graxa é feita exclusivamente para uso em helicoides e instrumentos óticos. Ela tem base sintética, tolerância a altas temperaturas, praticamente nenhum odor e não está sujeita a endurecimento precoce. Na foto abaixo mostro o pequeno pote que pode ser encontrado no Ebay.

Helimax-xp

Aproveitando este artigo, alerto também para o uso de materiais “desengrimpantes” como o WD-40, o que considero altamente desaconselhável por desprenderem gases nocivos no interior da objetiva, além de corroer silenciosamente os sulcos das roscas dos helicoides.  Olho vivo!

Footer

 

Fotógrafo carioca totalmente dedicado a paisagens da cidade.

Publicado em Dicas úteis, Manutenção, Todos os artigos Marcado com: , ,