MAMIYA SX – Como adaptar para uso em câmeras digitais

As objetivas da série Mamiya-Sekor SX utilizam encaixe de rosca M42, porém seu funcionamento em câmeras digitais com uso de adaptadores M42 não é bem sucedido em função de um detalhe usado pela Mamiya na forma de encaixe das objetivas nas câmeras MSX e DSX.

Nessas objetivas, o anel de controle da abertura está posicionado no extremo da parte traseira, projetando-se por cerca de um milímetro além da superfície traseira, o que cria zona de atrito com o adaptador quando totalmente rosqueado na objetiva, fazendo com que o anel de foco fique travado (seta 1 na foto abaixo). Isso ocorre porque no projeto das câmeras MSX e DSX o encaixe M42 se projetava para fora da superfície frontal da câmera. Além disso, também existe um pino cuja função era de informar à câmera a abertura selecionada (seta 2 na foto abaixo). Esse pino também impede o total rosqueamento do adaptador M42.

Dessa forma, apenas com o rebaixamento dessa parte excedente do anel de controle da abertura e a retirada do pino limitador será  possível rosquear o adaptador M42 até o final, garantindo assim o controle da abertura do diafragma e a correta formação de foco no infinito. Para realizar o rebaixamento do anel de controle do diafragma, procure utilizar uma ferramenta Dremel com um disco de corte, porém, no caso de não ter uma Dremel disponível, você poderá alternativamente usar uma lima pequena, que apesar de dar mais trabalho, também garante um bom resultado final. O anel é feito de alumínio, então seu rebaixamento é realizado sem a necessidade de aplicação de força. Já o pino de informação da abertura pode ser retirado sem cerimônias, com a utilização de um alicate de bico fino, pois ele está encaixado e não rosqueado na traseira da objetiva.

Veja abaixo fotos de duas objetivas Mamiya-Sekor SX antes e depois dessa intervenção:

Mamiya_SX-2

Footer