Procedimento importante antes da primeira utilização

Mesmo que você tenha escolhido uma objetiva com distância de registro adequada e um adaptador compatível, ainda não haverá garantia de que a objetiva e o adaptador formarão um conjunto perfeito com sua câmera. Mas, o que falta? Na verdade falta um detalhe final e extremamente importante.

Lembre-se de que até objetivas antigas de um mesmo modelo produzidas por um mesmo fabricante poderão apresentar diferenças físicas entre elas. Por isso você deve tratar cada objetiva como um caso único, evitando que um descuido danifique sua câmera.

Dessa forma torna-se fundamental que, antes de encaixar a objetiva na câmera para fazer as primeiras fotos de teste, você monte o adaptador nela, segure sua base com uma das mãos, gire o anel de foco até a posição de foco infinito “∞” e então observe se alguma parte da objetiva ficará projetada além do limite da superfície do adaptador, conforme demonstro abaixo na imagem à direita.

Caso isso ocorra, mesmo que por um milímetro, poderá haver colisão do espelho de sua câmera com aquela pequena parte da objetiva que se projeta além do limite do adaptador, porque o curso de abertura do espelho das câmeras Canon EOS 5D é muito próximo de seu flange.

Partes além do limite do adaptador

O dilema nesses casos é que até aí você já gastou seu tempo e empatou recursos para a aquisição de uma objetiva que terá restrições de uso em sua câmera. Claro que, dependendo do tipo de objetiva, poderá ser possível realizar uma intervenção física e remover a parte que apresenta risco. Veja um exemplo disso na seção Ajustes em Objetivas PK, mas reforço que para realizar uma intervenção assim você deverá ter alguma habilidade e também possuir ferramentas adequadas.

Pensando em evitar esse tipo de situação e baseado em minha experiência e em alguns relatos confiáveis de terceiros, antes de comprar uma objetiva antiga, consulte as listas de objetivas testadas que estão publicadas na seção Lista de Lentes Testadas, e você certamente evitará surpresas idesejadas.

É importante lembrar mais uma vez que em meu trabalho utilizo apenas câmeras Canon EOS 5D, por isso meus testes são baseados apenas nelas.