Encaixes de rosca

Os encaixes de rosca (thread mount / screw mount) foram muito utilizados no passado pelos fabricantes de lentes, e tornaram-se muito populares ao longo dos anos. Normalmente são de concepção simples, consistindo em uma rosca com diâmetro e espaçamento entre fios padronizados, na qual se rosqueia a lente no encaixe da câmera.encaixe-rosca

Entre os tipos mais conhecidos de encaixes de rosca, posso destacar:

M42 – É o encaixe que utiliza uma rosca com diâmetro de 42 mm e fios de 1 mm, que originalmente tem distância de registro/flange de 45,46 mm. Foi usado pela primeira vez por volta de 1947 pela KW – Kamera-Werkstätten VEB Niedersedlitz, com sede em Dresden na Alemanha, para sua linha de câmeras Praktica, permanecendo em uso até 1975 quando foi substituído pelo sistema de baioneta para viabilizar a comunicação entre câmera e lente. Por muitos anos foi considerado pela indústria fotográfica como um encaixe de rosca universal, pois não havia restrições legais para seu uso por qualquer fabricante de câmeras ou objetivas. Foi utilizado por muitos anos nas câmeras Pentax até o desenvolvimento do encaixe baioneta PK. Também foi largamente utilizado nas câmeras russas Zenit. Ao longo da história vários outros fabricantes de câmeras e lentes utilizaram esse padrão, porém a distância original de registro/flange não foi mantida em todas as lentes/câmeras que adotaram esse encaixe. Um exemplo desse fato são as câmeras Contax S  produzidas pela Carl Zeiss na Alemanha Ocidental, que usavam o encaixe M42 com distância de flange de 45,50 mm, uma diferença de apenas quatro décimos de milímetro.


M39 – É o encaixe que utiliza rosca com diâmetro de 39 mm e fios de 1 mm. Sua distância de registro/flange pode variar de acordo com a lente/câmera que o utiliza. Foi utilizado com distâncias de registro distintas nas câmeras Braun Paxette e também nas primeiras câmeras soviéticas Zenit. O encaixe de rosca M39 é rotineiramente confundido com o encaixe LTM (descrito abaixo) e também com um antigo encaixe de rosca utilizado nas câmeras rangefinder Canon J no período pós 2ª guerra, que também utilizava diâmetro de 39 mm, porém com 24 fios por polegada (fpp/tpi). Portanto, tome muito cuidado ao comprar uma lente que utilize esse padrão de rosca, pois a informação da distância de registro da lente pode ser incorreta se o vendedor não for conhecedor desses detalhes.


LTM ou L39 (Leica Thread Mount ou Leica Screw) – Esse encaixe utiliza rosca com diâmetro de 39 mm e 26 fios por polegada (fpp/tpi) e distância de registro de 28,8 mm. Foi desenvolvido para as câmeras rangefinder Leica (I,II e III), mas também foi utilizado em câmeras rangefinder de outras marcas como Canon, Voigtländer Bessa, FED, Zorki, Leningrad, Corfield Periflex e Drug.


Z39 – As primeiras câmeras rangefinder soviéticas Zenit foram produzidas com encaixe de rosca padrão M39, que foi substituído posteriormente por um encaixe padrão LTM  mas com distância de flange de 45,2 mm. Esse novo encaixe ficou conhecido como Z39.

 

Footer