Ajustando lentes com encaixe PK

As lentes que utilizam encaixe PENTAX K necessitarão de uma intervenção física antes de serem usadas nas câmeras Canon EOS com a finalidade de eliminar obstáculos que danificarão o espelho da câmera caso não sejam removidos. Isso acontece porque o encaixe PK utiliza uma guia e uma alavanca que se projetam além do limite da superfície do adaptador, como pode ser observado na imagem baixo.#PK_partes

Para a remoção dessas partes você deverá primeiramente retirar os parafusos que fixam a parte metálica do encaixe, removendo-a da traseira da lente. Caso o elemento traseiro da lente fique muito exposto, procure protegê-lo para evitar qualquer acidente que possa causar-lhe danos. Depois disso utilize uma ferramenta Dremel para desbastar a guia, que geralmente é feita de plástico preto e também a alavanca metálica da abertura. Tome por base a linha de superfície do adaptador apenas, pois não é necessário remover abaixo desse limite.

Caso você não tenha uma ferramenta Dremel, verifique a melhor opção para realizar esse rebaixamento sem danificar a lente. Uma alternativa para remover a guia pode ser uma faca Olfa, mas isso dependerá da dureza do plástico utilizado nela. Já no caso da alavanca metálica, um alicate pequeno e bem afiado pode resolver.

Somente execute esse procedimento se não pretender utilizar essa lente novamente em uma câmera com encaixe Pentax K, porque o rebaixamento dessas partes impedirá seu pleno uso naquelas câmeras.

Footer

Usando objetivas antigas em câmeras digitais