Adaptadores de encaixe de lente

São dispositivos circulares ou cilíndricos dotados de um encaixe diferente em cada uma das faces, possibilitando a montagem de uma lente de um determinado modelo ou fabricante em uma câmera de um modelo ou fabricante diferente, compatibilizando a distância de registro da lente com a distância de flange da câmera receptora.cameraadaptador-lente

Para utilizar objetivas com distância de flange (ou distância de registro) menor do que a da Canon EOS, existem adaptadores com lentes internas que viabilizam a obtenção de foco no infinito. Essas lentes internas corrigem a distância de formação de foco. À primeira vista parece uma solução excelente, mas dependendo do grau de qualidade, essa lente interna pode degradar a imagem capturada e até mesmo reduzir bastante a luminosidade na captura.

Na maioria dos casos os adaptadores servem para uso em apenas um tipo de objetiva, mas há alguns adaptadores que podem ser usados em mais de um tipo de lente, como é o caso dos P6, que além de servirem para objetivas alemãs com encaixe baioneta Pentacon Six, também servem para objetivas russas com encaixe baioneta Kiev 60.

Também já foram desenvolvidos chips de confirmação de foco (AF confirm chip).  Os chips desenvolvidos para uso com as câmeras Canon EOS consistem em dispositivos com 8 contatos semelhantes àqueles existentes nas lentes Canon EF e EF-S, que têm exclusivamente a finalidade de simular o uso de uma objetiva eletrônica com foco automático, assim a câmera poderá “bipar” quando o foco for obtido. Eu não utilizo esses chips, pois já experimentei com muitas falhas e incompatibilidades com alguns deles, além de já ter ouvido histórias assustadores contando como um desses chips foi acabar grudado no sensor da câmera após descolar do adaptador.

Um aspecto importante a considerar no momento da compra é o custo de aquisição dos adaptadores. Aqui no Brasil não há preços razoáveis para eles, pois seja em uma loja especializada ou no Mercado Livre, você sempre pagará um preço alto por qualquer adaptador. A opção é comprar fora do Brasil, pois mesmo pagando os encargos de uma importação você ainda estará fazendo uma boa economia.

Por último, considere que não vale a pena ter apenas um ou dois adaptadores para uso em várias lentes. Opte por ter um adaptador montado definitivamente em cada objetiva. Isso certamente vai tornar sua vida mais fácil, e ainda garantirá melhor rendimento, pois nem sempre a espessura ou a estrutura de um mesmo adaptador garantirá um resultado primoroso com todas as suas lentes.

Leia também:
Tipos de adaptadores
Ajustando seu adaptador
Ajustando o encaixe PK
 

Footer

Usando objetivas antigas em câmeras digitais